terça-feira, 14 de junho de 2011

Em Angola é tudo “à séria”

“ Em Angola é tudo à séria: a febre, o calor, a humidade, os preços, os assaltos” – disseram-me antes de vir para cá e confirmo. Pelo menos os quatro primeiros.

Mas Angola é “à séria” em muitas outras coisas, que eu aprecio bastante. O “à séria” que mais gosto é a taxa de natalidade!

A taxa de natalidade é certamente “à séria”, e não será preciso consultar as estatísticas das ONG’s. É incrível a quantidade de crianças que se vê nesta cidade! Eu diria que 50% das mulheres na Baixa de Luanda trás consigo um bebé.

Vemos muitas mães a vender fruta na rua. Trazem os filhos nas costas e só os tiram para lhes dar de mamar. De cada vez que baixam o tronco para vender um cacho de bananas, os pequenotes fazem uma enorme ginástica para manter a cabeça no ar. Quando as mães voltam a sentar-se, continuam a observar os transeuntes. Se tiverem sono, pois bem, nada como o calor da Mãe para relaxar e adormecer. E assim vão crescendo… No geral, os bébés parecem muito bem nutridos, ao contrário do que se poderia pensar.

Devo confessar que ocupo algum tempo no trânsito “esburacado” a apreciar a forma natural e despreocupada com que as crianças são educadas aqui. É muito curioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário