sábado, 2 de abril de 2011

Mudança

Embarquei ontem para Luanda. Podia até nem ser do dia, mas parecia mesmo mentira!

Pediram-me que fizesse um post antes de chegar a Angola. Adiei este post até ao último minuto: são neste momento 00:30, já estamos a sobrevoar o Sahara, o cansaço da semana está a fazer sentir-se e só agora comecei a escrever!

Para este grande desafio, o principal factor crítico é a adaptação à mudança. A mudança de hemisfério, País, cultura, colegas de casa e projecto, não se consegue em 8h de viagem de avião, é algo que requer preparação. Para isso, tomei 6 medidas:

1 – Não ficar ansiosa antes do tempo. A máxima é “ver para crer” (mas ainda assim estar à espera do pior cenário). Ouvi descrições de sequestros, recomendações para não usar saltos e ter muito cuidado com as senhoras da limpeza. Registei todas e mantive uma certa indiferença aos factos.

2 – Lembrar que, de tudo o que parece mau há sempre uma boa lição a tirar.

3 – Ir preparada para o calor. Depois de saber que a atmosfera em Angola é praticamente líquida, pretendo suportar o calor à custa do ar condicionado, e salvaguardar a convivência com os outros com quilos de produtos de higiene que levo na bagagem.

4 – Relembrar e praticar regras de higiene básicas, ensinadas na primária, um mês antes de partir. Espero, assim, evitar idas ao hospital e rupturas do stock de Imodium.

5 – Visitar uma loja de geradores eléctricos, fazer um levantamento das avarias mais comuns e sua resolução. (Ou ir preparada para não tomar um duche todos os dias. Eis o ponto positivo: vou passar a dar valor a estes mimos.)

The last but not the least:

6 – Pensar que se mais de 100M Portugueses conseguem viver em Angola, eu também. :)

Da banda, votos de um bom fim-de-semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário