domingo, 20 de março de 2011

Condução na Banda

Conduzir na banda é um desafio muito interessante. Ao contrário daquilo que estamos habituados na tuga há certas regras que são adaptadas de forma diferente cá na banda. Passo a mostrar alguns exemplos:
Prioridade - Quase não existem semáforos a funcionar. Neste Caso quando se chega a um cruzamento e como chegam carros contantemente de todos os lados a famosa regra da prioridade pela direita não se aplica. Assim existem apenas duas regras válidas: A regra do primeiro a chegar é quem passa, ou mais comum, que é o carro maior quem passa primeiro. (Candongueiro passa antes de todos menos presidente, ministro ou policia, por esta mesma ordem);
Sinaleiro - Ao contrário da tuga, no qual o sinaleiro está em desuso, aqui na banda sinaleiro é comum. E sempre que existe um sinaleiro, pode-se afirmar com algum grau de certeza que vamos apanhar um engarrafamento. A normal anarquia do trânsito é quebrada, bem como a sua normal fluidez.
Mota - Código da estrada não se aplica. Ao contrário de todos os outros veiculos, pode fazer o que muito bem entender e da forma que entender. Ex: pode andar em qualquer das faixas de rodagem, independentemente do sentido ou da eventual proibição de andar nesse mesmo sentido. Pode andar fora da faixa de rodagem, como por exemplo no passeio. Não tem que usar capacete. Não tem que acender luzes. Sendo mais criativo poderia arranjar aqui mais exemplos interessantes. Mas acho que já compreenderam o ponto.
Candongueiro - Igual ao código para a mota. Candongueiro pode inclusivé criar os já famosos corredores "bus" de Luanda. Já agora, entenda-se que este corredor "bus" pode consistir numa faixa ao lado da única faixa existente numa estrada, ou pode incluir andar por fora da estrada!
Peões - Andam regularmente pelo meio da estrada, visto os passeios estarem demasiado ocupados com água ou esburacados. Fora das localidades andam de qualquer maneira e feitio. Por vezes pensam que têm prioridade sobre os demais utilizadores da estrada.
Policia - Nunca aparecem quando fazem falta ou quando podem realmente ajudar o trânsito (Ver Sinaleiro). Normalmente só são vistos quando algum pula desrespeitou uma regra de trânsito e com o intuito de os facilitar o pagamento da multa.
Sinalização Vertical - Podem ou não existir, tendo independentemente de existirem ou não que ser cumpridos na integra. (Pelo menos pelos pulas)
Sinalização Horizontal - Ornamentação que existe em poucas estradas cá na banda.
Caravana Presidencial - Tem prioridade total e absoluta. As estradas são fechadas para a sua passagem. É frequentemente visto junto a vastos números de efectivos da policia ou exército.

Sem comentários:

Enviar um comentário